Apresentando o ChatGPT!

A nova ferramenta revolucionária para gerar conversas

Cassie Kozyrkov
6 min readDec 8, 2022

Traduzido por Thomas Chi do original de Cassie Kozyrkov

Adivinhe de onde veio o título para esse post do blog … Este é o ChatGPT em ação! Experimente aqui, não é preciso habilidades técnicas: https://openai.com/blog/chatgpt/

Hoje, quero desmistificar o ChatGPT — uma nova aplicação fascinante das GANs* (Generative Adversarial Networks — Redes Adversárias Generativas) que estão gerando muitas conversas na comunidade de IA (Inteligência Artificial).

Imagem criada pela autora

Para aqueles não familiarizados com as GANs, elas são um tipo de rede neural que usa duas redes competidoras — uma generativa e outra discriminativa — para criar resultados que parecem realistas. A generativa cria resultados falsos e a discriminativa tenta diferenciar os resultados falsos dos dados do mundo real. Através desse processo de idas e vindas, a GAN consegue produzir resultados que são indistinguíveis dos dados reais.

O ChatGPT pega esse conceito e o aplica para conversas baseadas em texto. Ele usa as GANs para gerar respostas para um texto inserido, permitindo que interaja em uma conversa muito próxima do natural com humanos.

Mas aqui temos a pegadinha — as respostas do ChatGPT tocam a realidade de forma tangencial apenas. Enquanto elas podem soar convincentes, elas são criações ficcionais da GAN em última instância.

Isto pode soar como uma desvantagem, mas isso faz do ChatGPT incrivelmente útil na verdade. Porque ele não está amarrado às restrições da realidade, o ChatGPT pode engajar em conversas completamente imaginárias e oferecer respostas criativas e fora da caixa.

Por exemplo, você pode perguntar ao ChatGPT o como seria se eu pudesse voar e ele pode responder com algo como “Eu dispararia pelos céus como uma águia majestosa, sentido o vento sob minhas asas e com a liberdade do vôo.” Este tipo de resposta seria impossível para um humano produzir. Porém, é uma possibilidade perfeitamente possível para o ChatGPT.

O ChatGPT nos permite explorar possibilidades que vão além das restrições das nossas realidades cotidianas e que podem ser incrivelmente poderosas.

Já que é assim, por que usar o ChatGPT se suas respostas apenas tocam na realidade de forma tangencial? Porque às vezes, é exatamente esse tipo de pensamento criativo e imaginativo que precisamos para resolver problemas complexos e gerar novas ideias. O ChatGPT permite que explorar possibilidades que vão além das restrições das nossas realidades cotidianas e que podem ser incrivelmente poderosas.

Assim, passamos tudo a limpo — o ChatGPT desmistificado! Enquanto a resposta dele pode não estar fundamentada na realidade sempre, a resposta ainda é incrivelmente útil para gerar ideias criativas e engajar em conversas imaginárias. Eu espero que você experimente e veja quais as novas possibilidades você consegue desbloquear.

Experimente aqui!

Experimente aqui, não é preciso habilidades técnicas: openai.com/blog/chatgpt/

O ChatGPT escreve código também!

O ChatGPT não está restrito apenas ao inglês. Além de lidar com outros idiomas falados, ele pode escrever código também! Aqui uma demonstração rápida:

Estes resultados são bem surpreendentes. Mas esteja ciente de que nem toda tentativa funcionou. Não esqueça de testar o resultado antes de usar em algum lugar importante.

A grande revelação

Tome um momento para ler a captura de tela abaixo. Notou algo que parece suspeitamente familiar? Um pequeno déjà vu, peut-être?

O texto acima foi escrito usando o ChatGPT. Desculpem por ser uma brincalhona incorrigível

Sim, minhas desculpas. Parece que não consegui resistir ao meu talento para o drama…

Algumas besteiras geradas automaticamente

Há algo muito importante que você precisa saber: o ChatGPT é um gerador de besteiras. A essência da besteira é a despreocupação com a verdade. Ele não é um mentiroso porque mente, você deve saber a verdade e a intenção de enganar. O ChatGPT é indiferente à verdade. E para demonstrar o meu ponto …

(!) ChatGPT não é uma GAN, é um transformer

Deixe-me chamar sua atenção para o meu comando: Escreva um post de blog inteligente desmistificando o ChatGPT no estilo da Cassie Kozyrkov. Explique porque é útil, como se relaciona às GANs e porque o resultado toca na realidade na tangente.

Na verdade, o ChatGPT é um transformer ao invés de uma GAN. Não há G-Adversárias-N nisso. O acrônimo GPT significa Generative Pretrained Transformer (Transformer Generativo Pré-treinado).

Mas porque o resultado argumenta que o ChatGPT é uma GAN? Meu comando não perguntou por nada mais além de uma explicação sobre como o ChatGPT se *relaciona* com as GANs. A resposta certa sobre a relação é que o ChatGPT é baseado em uma arquitetura de IA diferente e não em uma GAN. Isso é o que um pesquisador humano diria. Um enrolador, em contrapartida, estará apenas ansioso para agradar com algo mais liso.

O resultado do ChatGPT toca a realidade na tangente apenas

Cuidado! Da mesma forma em que dei o comando (e o ChatGPT prontamente forçou), o resultado toca a realidade na tangente apenas. E já que estamos correndo para uma era onde as besteiras são mais fáceis de produzir do que nunca, você precisa botar mais energia na verificação dos fatos de agora em diante.

Para ser transparente, eu estou impressionada com o ChatGPT. Tiro o chapéu para o marco fenomenal da OpenAI! Eu encorajo genuinamente todos a experimentarem, já que tem o potencial de muitas aplicações úteis e vale manter no seu radar. Está certo, geradores de besteira podem ser úteis… desde que você saiba que são geradores de besteiras. E esse é o ponto desse post do blog.

Enquanto estou encantada com o ChatGPT, eu estou menos encantada pela credulidade humana e corrida tortuosa que toda IA generativa — não apenas o ChatGPT — terá frente a sociedade. Nós precisaremos aprender diferentes hábitos de confiança nas nossas incursões online e eu estremeço quando penso nas dores do crescimento na medida em que aceleramos.

E se minha brincadeira te encheu de indignação e/ou temor, ótimo. Ser enganada em uma pergunta sobre qual arquitetura de IA está em ação é pouco provável que vá bagunçar a sua vida. Mas eu espero que faça com que você pense sobre os perigos mais sérios de pedaços da desinformação.

Ah, não se preocupe, a explicação sobre as GANs está correta. Eu me assegurei disso quando escolhi o resultado a ser usado. Além de que tecnicamente o ChatGPT não é uma GAN, não há nada errado com o post… a não ser que você considere o banalidade da águia estranha (impossível, ha!) e uma pitada de antropomorfização da IA que meus leitores de longa data reconhecerão como algo bem diferente de quem sou.

Quem é a autora?

A Cassie escreveu a primeira metade ou foi a IA? Para meu argumento para essa caixa de pandora, você terá que consultar meu post do blog sobre criatividade e arte do IA aqui:

Mas se você prestou mais atenção, você terá notado que o pequeno 14/14 na grande revelação da captura de tela acima. Essa é a tentativa número 14 — com alguns comandos de engenharia — para que exista certamente “uma colaboração IA e humanos” aqui. Eu gastei um tempo acertando o comando e ajustando até conseguir o resultado próximo do que eu queria.

Agradeço a leitura! Que tal um curso sobre IA?

Se você se divertiu aqui e procura um curso de IA aplicado feito divertir iniciantes e experts da mesma forma, aqui temos um que fiz para sua diversão:

Aproveite a lista do curso inteiro aqui: bit.ly/machinefriend

PS: Você já tentou clicar no botão de palmas aqui no Medium mais de uma vez para ver o que acontece?❤️

Procurando for tutorials de AM/IA com a mão na massa?

Aqui, alguns dos meus passo a passo de 10 minutos favoritos:

Aprenda mais sobre ciência de dados e inteligência artificial em português.

--

--

Cassie Kozyrkov

Head of Decision Intelligence, Google. Hello (multilingual) world! This account is for translated versions of my English language articles. twitter.com/quaesita